A lei de Ohm veio para trazer ao homem o poder de controlar as correntes elétricas e utilizar para benefício próprio com segurança e cada vez com mais potência.
Ela foi criada pelo físico alemão Georg Simon Ohm em 1827, está lei é o parâmetro para determinar a resistência elétrica de um condutor de energia elétrica.
Georg definiu a lei de Ohm, sendo a definição de como a resistência elétrica exerce seu trabalho e também demonstrou que no condutor, a corrente elétrica é proporcional diferença de potência aplicada.
A primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm define que um condutor ôhmico ou resistência constante, mantido em temperatura constante deixará a intensidade da corrente elétrica proporcional a diferença de potencial (ddp) aplicada em suas extremidade.
Isto mostra que a resistência elétrica é sempre constante. Ela é representada por:
R = resistência que é medida em Ohm
U = diferença de potencial elétrico (dpp) medido em volts (v)
I = intensidde da corrente elétrica, medida em ampére (A)
Segunda lei de Ohm
A segunda lei de ohm define que a resistência elétrica é diretamente proporcional ao seu comprimento e inverso a sua proporção de área de secção transversal. E também depende do material que está sendo trabalhado.
Esta lei é representada por:
R = resistência
p = resistividade do condutor (dependendo do material e sua temperatura)
L = comprimento (m)
A = área de secção transversal (mm2)
A pesquisa da lei de ohm foi aperfeiçoada pelo fato de
Resistência elétrica
A resistência elétrica mostra a capacidade que um condutor tem de ser oposto e resistir a passagem de corrente elétrica. A resistência inibe e dificulta a passagem da corrente elétrica pelo condutor.
Resistores
Os resistores são dispositivos eletrônicos que tem a função de transformar a energia e elétrica em energia térmica com o efeito joule.
Os resistores ôhmicos ou lineares obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é proporcional a sua diferença de potencial (ddp), conhecida popularmente por voltagem.
Os resistores que não são ôhmicos, não obedecem a lei de ohm.
O estudo da lei de ohm por Georg teve seu aperfeiçoamento com um critério específico: ele usou fios elétricos de vários tamanhos e espessuras nas pesquisas.
Exercícios e Questões resolvidas!
Também recomendamos: Modelos atômicos.