Ícone do site Educação e Transformação

Jogos de Matemática usando Calculadora

Jogos de Matemática usando Calculadora

Jogos de Matemática usando Calculadora

Selecionamos nesta postagem quatro sugestões de jogos educativos de matemática para fazer com alunos das series iniciais, usando a calculadora.

Os objetivos destes Jogos de Matemática usando Calculadora é:

Explore com seus alunos o funcionamento básico da calculadora:

a) Ligue a calculadora através com a ON/C, que também funciona para limpar o visor;

b) A tecla CE serve para limpar só a última digitação;

c) As teclas das quatro operações + – x / servem para realizar as operações;

d) Os números estão quase sempre dispostos da mesma maneira: enfileirados, na ordem decrescente, da direita para a esquerda, de cima para baixo;

e) As teclas de Memória servem inicialmente para guardar e recuperar os números na memória. A tecla M+ guarda o número digitado ou soma esse número ao que estiver já na memória. A tecla M- subtrai o número digitado daquele registrado na memória. A tecla MRC recupera o número guardado na memória e, se acionada duas vezes, limpa a memória.

f) Se os alunos ainda não dominam operações de porcentagem e raiz quadrada, diga que essas teclas servirão no futuro. Use-as de acordo com a série em que estiver trabalhando.

Peça para os alunos desenharem a calculadora num papel.
Explore algumas operações para que cada um realize em sua máquina.

Exemplos:

1) Escolha um número de 1 a 9 (memorize) e digite-o oito (8) vezes seguidas em sua calculadora. Divida o número do visor por 9 e aperte a tecla (=).
Divida o número que aparece agora no visor pelo número que você escolheu inicialmente. Qual o resultado? Tente com outros números e veja o que acontece.

2) Pegue a calculadora e some 88 com 209 e tecle (=). Multiplique o resultado que aparece no visor por ele mesmo e tecle (=). Qual é o resultado? O que você percebeu sobre o resultado? Comente com sua professora e seus colegas.

3) Digite em sua calculadora uma seqüência de três (3) números de 1 a 9 em ordem crescente. Some ao número do visor 99 e tecle (=). Qual é o resultado? Utilize outras sequências e observe o que acontece. Comente sua conclusão.

Recomendamos também: Jogo da memória para imprimir.

Jogos de Matemática usando Calculadora

Vamos precisar dos seguintes materiais:

Primeiro Jogo de Matemática

Em duplas, com papel, lápis e a calculadora, peça-lhes que calculem uma série de números, de 3 em 3, começando em 5, ou seja, 5, 8, 11, 14 etc.
Um aluno faz a conta mentalmente e anota os resultados. O outro usa a calculadora e também registra os resultados.

Após um tempo determinado pela professora, cada um conta o total de anotações feitas. Ganha quem tiver anotado mais resultados: o que vale é o exercício mental realizado na corrida contra a máquina.

Segundo Jogo de Matemática

Em duplas, um aluno faz uma operação e, sabendo o resultado pela calculadora, escreve três alternativas de resultado, para que o outro aluno, mentalmente e através de estimativa, assinale uma das respostas.

•Depois, ele irá resolvê-la com a calculadora e checar se sua estimativa estava correta. A seguir, invertem-se as tarefas da dupla. Quem acertar mais estimativas ganha o jogo. 

Importante: determine a resposta com um número específico de algarismos, para que o resultado não seja um número muito grande e difícil de ser calculado mentalmente.


Outras sugestões

Peça que os alunos realizem uma pesquisa em jornais, revistas com anúncios e listas de preço. O material será levado para a sala de aula.
Cada aluno irá pegar a sua pesquisa e formular um problema.

Deverão colar os recortes, escrever os problemas e resolver no papel.

Após a resolução do problema, verificar os resultados com a calculadora.

Elaborar no mural da classe com os resultados dos jogos com um gráfico.

Exposição dos problemas realizados com a pesquisa de recortes, do cartaz com a história da Matemática e com os resultados dos vencedores da gincana.

Trabalho interdisciplinar

História: pesquisar a história da matemática através dos tempos; identificar os processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram desenvolvidos, a partir da necessidade de diferentes povos e culturas. Elaborar um cartaz com a história da Matemática através dos tempos.

Educação Física: elaborar uma gincana em grupos, com jogos de Matemática com o uso de calculadora: amarelinha da multiplicação, bingo de tabuadas ou operações, distância percorrida até um determinado ponto (chegada) etc.

Sair da versão mobile