Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Frutas e Fruta com b. São excelentes sugestões para introduzir as letras do alfabeto de forma lúdica, jogando o famoso game de palavras (STOP e ou ADEDONHA).
A fruta (ou o fruto) é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. Costuma ser ingerida como sobremesa (isto é, no final da refeição), seja fresca ou cozinhada. Em geral, a fruta é comida quando está madura. Também se fazem sumos (ou sucos), geleias e marmeladas à base de fruta.
Veja também: Frutas com A.
Fruta com B em Ordem Alfabética
- Babaço;
- Bacaba;
- Bacuri;
- Banana;
- Bapeba;
- Baru;
- Bergamota;
- Bilimbi;
- Biribá;
- Buriti;
- Butiá;
- Brejaúva.
Também recomendamos: Nomes de Frutas de A a Z.
Fruta com B
- Babaço:
É uma planta fruteira nativa do noroeste da América do Sul.
- Bacaba:
O Bacaba é uma palmeira nativa da Amazônia. Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior frequência no Amazonas.
- Bacuri:
Bacuri é uma das frutas mais populares da região norte e dos estados vizinhos à região Amazônica; é muito encontrado no cerrado e em algumas áreas da Mata dos cocais do Maranhão e do Piauí, onde o bacuri é um símbolo da cidade de Teresina.
- Banana:
A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático. Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce. Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira. Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
- Baru:
O Baru ou também chamado de Camaru, é uma árvore leguminosa. Seu nome científico é Dipteryx alata. Esta árvore pode ter até 15 metros de altura e 70 cm de diâmetro, possuindo uma copa densa e arredondada, e pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
- Bergamota:
É uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido). Cientificamente, recebe o nome de Citrus reticulada e que tem como nome popular oficial de Mexerica. Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Bilimbi:
O bilimbi, conhecido também como biribiri, bilimbim, é uma planta tropical da família Oxalidáceo.
- Buriti:
O buriti ou miriti (nome cientifico: Mauritia flexuosa) é uma planta de ampla distribuição no território nacional. Pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro. A espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações, sendo encontrada com muita freqüência nas veredas, importante fitofisionomia do Cerrado. O buriti floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto.
A produção de frutos é intensa: segundo dados da Embrapa, são produzidos cinco a sete cachos por ano, cada um destes com 400 a 500 frutos.
- Butiá;
O Butiá tanto pode se referir à palmeiras consideradas deste gênero – Butia -, designando nove espécies já descobertas pelos especialistas e procedentes da América do Sul, quanto, particularmente, definir a Butia capitata, palmeira que atinge até 7 metros de altura e é cultivada no Paraguai, em partes do Brasil – de Minas ao Rio Grande do Sul -, na Argentina e no Uruguai.
- Brejaúva:
Palmeira de pequeno a médio porte, 4 a 8 metros de altura, tronco e folhas com muitos espinhos. Forma touceiras fechadas. Cacho grande, com muitos frutos marrons.
Utilidades: O palmito é comestível, sendo comercializado a beira da rodovia, e as folhas são usadas para cobertura.