Ícone do site Educação e Transformação

Está ou estar

Está ou estar

Está ou estar

A utilização de “está ou estar” causa confusão em muitas pessoas. O que acontece é que elas podem acabar sendo utilizados como sinônimos, mas a relação correta entre as palavras, na verdade, é outra. Enquanto que “estar” é o verbo, “está” é uma de suas formas conjugadas.

Está ou estar? Descubra a diferença e quando usar

Preste atenção na explicação a seguir para entender melhor como utilizar o verbo “estar” e não errar no português!

Estar

Esse é um verbo considerado irregular. Essa condição, portanto, significa que durante a sua conjugação há mudanças tanto no radical quanto na terminação das palavras. Ele também é classificado como um verbo transitivo indireto e tem função de ligação.

“Estar” é a forma infinitiva do verbo. Confira abaixo a sua conjugação no Presente do Indicativo:

Como é possível perceber, o verbo assume uma forma diferente em cada pessoa. O significado, entretanto, é sempre o mesmo!

O infinitivo impessoal “estar” é usado de forma mais comum em locuções verbais e sem sujeitos definidos. Observe abaixo alguns exemplos:

Está

Quando você desejar utilizar a 3ª pessoal do presente do indicativo do verbo “estar”, então estará fazendo uso do “está”. Nesse caso, indica-se uma ação que “está” acontecendo naquele momento. Por outro lado, pode significar também o estado/condição de alguém.

Confira os exemplos do uso da conjugação:

Muitas pessoas também usam o “está” como forma de afirmação ou ordem, como pode ser observado abaixo:

Também recomendamos: 

Linguagem informal

Embora o verbo “estar” seja a forma correta, os falantes da língua portuguesa abreviaram o seu uso. Atualmente, é muito comum utilizar “tá” ao invés de “estar”. Essa, contudo, é uma maneira informal. Mesmo sendo socialmente aceita, ela não deve ser utilizada na escrita.

Está ou estar – Quando usar?

Ainda com dúvidas na hora de usar o “Está ou estar ”? Confira o vídeo a seguir:

Sair da versão mobile