Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Brincadeiras e Dinâmica sobre Meio Ambiente, para trabalhar com alunos das series iniciais (Ensino Fundamental e Educação Infantil). São excelentes recursos para trabalhar na semana do meio ambiente, que é celebrada do dia 01 ao 5 de Junho (Dia do Meio Ambiente).
O Dia do meio ambiente ou Dia mundial do meio ambiente é celebrado em todo o Brasil, no dia 5 de Junho, e não é considerado um feriado nacional.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Veja mais em:
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Completando as frases
Objetivo:
- Promover a troca de idéias sobre questões ambientais através de uma brincadeira de completar frases de improviso:
Desenvolvimento:
- Em um grande círculo, o coordenador pede que cada um diga o número da frase que será completada, lê e completa a frase fazendo algum comentário. Em seguida o papel é passado para o próximo que lê a frase seguinte. O coordenador pode iniciar essa atividade.
Abaixo seguem sugestões de frases que podem ser completadas
- Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo…
- Quando estou em um parque, eu gosto de…
- Quando entro num ambiente sujo, com muito lixo no chão, eu penso que…
- As datas comemorativas servem para incentivar o…
- Sinto-me mais feliz quando…
- Neste momento, estou muito preocupado/a com a situação da…
- Quando estou preocupado, geralmente eu…
- O que mais me deixa triste em relação ao meio ambiente é…
- Eu me sinto integrado a natureza quando…
- Quando alguém desperdiça água, eu…
- No dia do Meio Ambiente, eu…
- Fico muito alegre quando…
- Tenho uma vergonha enorme de…
- O que mais me entristece é…
- Minha maior esperança é um dia…
- Às vezes, eu me sinto como se…
- Quando falam em poluição eu…
- Para mim, a reciclagem é…
- A vida é um bem precioso que deve ser…
- Quando leio nos jornais notícias sobre catástrofes ambientais, eu…
- Quando vou ao super mercado, eu…
- Eu colaboro com a natureza quando…
- Para mim o ambiente é…
- Tenho muito medo de…
- O desmatamento é triste porque…
- O que mais me irrita é…
- Adoro…
- Detesto…
- Acredito…
- Sobre o tráfico de animais silvestres penso que…
- Conscientização ambiental é…
- Ser ambientalmente responsável é…
- Para mim o maior problema ambiental é…
- Os acidentes de trânsito são uma conseqüência de…
- O desequilíbrio ecológico é quando…
- Sobre a alimentação, penso que os alimentos industrializados são…
Dinâmica sobre Meio Ambiente – O boneco
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Desperdício Zero
O objetivo é mostrar por meio de uma encenação, peça de teatro, os contextos onde nós desperdiçamos os recursos naturais e fazer com que as pessoas, por meio destes exemplos, consigam visualizar seus pontos de melhoria na forma de consumir. Para realizá-la, o grupo deve escolher de 3 a cinco cenas de onde desperdiçamos ou utilizamos mau os recursos. Escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banho de 1 hora, jogar alimentos fora, utilizar sacolas plásticas e lavar a calçada com água: são alguns exemplos de desperdício.
Recomendo também:
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Identificando-se com um elemento da natureza
Objetivo:
- Promover uma reflexão através da associação do perfil pessoal com algum elemento escolhido entre elementos naturais diversos.
Desenvolvimento:
- Fazer um grande círculo e passar uma caixa contendo diversos elementos naturais, entre eles sugerimos: folhas secas, pedras, galhos, flores, areia, raízes, entre outros. Solicitar que cada participante escolha um dos elementos que tenha alguma relação com suas características pessoais. Após a escolha, solicitar que cada um fale sobre o porque da escolha.
Fechamento:
- O coordenador pede que devolvam os elementos para a caixa e que cada um escreva uma mensagem sobre o que a atividade despertou em cada um. Pode ser uma frase, um pensamento, um conselho, etc. Em seguida, recolhe a frase, mistura-as e lê ao grande grupo. O grande grupo tentará identificar quem escreveu a frase.
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Contando histórias
Resgatar contos,lendas,poemas etc relacionados ao meio ambiente.
- Escrever um conto ou poema ilustrado sobre o meio ambiente, podendo usar a experiência ou somente a imaginação. Organizar um momento para a leitura e partilha destas produções.
- Pesquisar lendas da região que fazem relação com o meio ambiente. Recontá-las e adaptá-las à atual conjuntura.
- Convidar algum folclorista ou artista popular para contar lendas e histórias da sua região sobre o tema ambiental. Envolver crianças, adolescentes e jovens em encenações adaptadas aos dias atuais.
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Aprendendo a Plantar
Pode parecer estranho, mas hoje em dia, muitas crianças não sabem de onde vêm os alimentos, como são plantados e cultivados. Assim, a intenção desta dinâmica é ensinar sobre sua origem e também como plantar e cuidar de uma plantinha. Para aplicá-la, será necessário ter mudas de plantas variadas, terra, água, jarros e objetos de jardinagem, como pás. O instrutor deve explicar de onde vem aquele alimento, a importância para a saúde e o meio ambiente e convidar as crianças para plantar sua própria mudinha, acompanhar seu crescimento e cuidar dela.
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Trilha ecológica
Buscar saídas para desafios ecológicos.
Este jogo tem por objetivo incentivar a pensar os desafios ecológicos de modo coletivo.
Materiais: dois dados, dois jogadores, uma trilha (caminho) desenhada com giz.
1 – Preparação:
- Formar dois grupos. Cada grupo tem a tarefa de destacar cinco problemas ambientais, e pesquisar três alternativas de soluções sustentáveis para cada desafio.
Ex: poluição; lixo; aquecimento global; desertificação; alterações climáticas; extinção de espécies etc. - As soluções devem ser encontradas pelo grupo e reveladas só no momento do jogo.
2 – Jogo:
- Desenhar uma grande trilha no chão e espalhar os desafios. Cada grupo escolhe o seu jogador e o seu peão. Dada a ordem, o primeiro jogador lança o dado para ver quantas casas vai avançar. Ele precisará resolver junto com o seu grupo a situação-problema ou desafio indicado na casa onde parou. A resposta deve ser aceita pelo grupo opositor. Se acertar, permanece na nova posição e se errar volta para posição anterior. Vence o grupo que encontra as soluções para os desafios ecológicos.
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Brainstorm Ambiental
O objetivo desta dinâmica é estimular a reflexão nos participantes, de modo que isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas. Num local aberto, juntos, em um círculo, sentados ou de pé, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão é pensar em soluções para ele. Em seguida, cada pessoa deve compartilhar a solução imaginada e justificar porque aquilo seria bom para a natureza e os seres humanos. Os demais devem interagir e expor suas sugestões para melhorar a ideia. Enquanto isso, alguém de fora pode gravar a dinâmica e registrar as sugestões, que depois devem ser utilizadas pelas próprias pessoas para melhorar sua vida.
Dinâmica sobre Meio Ambiente – Como era o ambiente quando você era criança?
Uma reflexão através da foto de infância
Objetivos:
- Promover o auto-conhecimento através de uma apresentação pessoal utilizando uma foto de quando os integrantes eram crianças; promover a reflexão acerca da época em que a foto foi tirada, lembrando do ambiente onde vivia na época e promover a reflexão sobre o nome próprio de cada um.
Material:
- Uma foto de quando os participantes eram crianças (solicitar previamente).
Desenvolvimento:
- Fazer um grande círculo e solicitar que cada participante pegue a sua fotografia. Um a um apresenta-se e fala sobre a etapa de sua vida em que a foto foi tirada – algo significativo que possa lembrar – e de como era o ambiente naquela época. Em seguida, solicitar que façam comentários sobre o seu nome: se gosta ou não e por quê; o que significa; quem escolheu (se o pai ou se a mãe).
Fechamento: O coordenador da atividade pergunta ao grupo o que cada um sentiu ao realizar a atividade.