Ícone do site Educação e Transformação

Dinâmica quebra gelo

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

Dinâmica quebra gelo - Brincadeiras e Dinâmicas para volta às aulas

As aulas estão para começar e nós do Educação e Transformação sempre pensando em facilitar para vocês reunimos algumas sugestões de Brincadeiras e Dinâmica quebra gelo, para trabalhar essa primeira semana de aula (volta às aulas).

Outras sugestões para o retorno as aulas podem ser vistas aqui:

Dinâmica quebra gelo para o primeiro dia de aula – O Nome

Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.

Procedimento:

Observações:


Dinâmica quebra gelo – 9 Brincadeiras Infantis

1 – CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

2 – QUAL O PERFUME?

IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
Objetivos específicos: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.

3 – TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

4 – COM QUEM ESTARÁ A BOLA?

IDADE: 9 anos
Objetivos específicos: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados.
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

5 – GARRAFA MÁGICA

IDADE: 8 anos em diante
Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro.
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

6 – COMER A MAÇÃ

IDADE: 9 anos em diante
Objetivos específicos: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

7 – O CACHORRO E O OSSO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

8 – O MICO

IDADE: 7 anos em diante
Objetivos específicos: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”.
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

9 – ESTALINHO

Objetivos específicos: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

Confira todas as brincadeiras e dinâmicas.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica das Balas

Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo” em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.

Desenvolvimento:

Como jogar

Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira

Pessoais

Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?

Hábitos

O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.

Escola

Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?

Outras sugestões

Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica Escravos de Jó

Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de “quebra gelo” podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

Os escravos de jó jogavam cachangá; os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;

Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º Exemplo: Os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);

Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na frente e balança o dedo);

Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).

2º Exemplo: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

3º Exemplo: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º Exemplo: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

5º Exemplo: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.


Também Recomendo:

Dinâmica quebra gelo- Pega-pega de nomes

Essa dinâmica de quebragelo necessita de muita atenção de todos os participantes, foca em resultados, estratégia e persistência.

Materiais: Crachá para todos os participantes com nome bem visível.

Procedimento: Todas as pessoas em círculo.

O coordenador chama uma pessoa da roda pelo seu nome, andando em sua direção.

A pessoa chamada tem que sair do lugar antes de o coordenador chegar. Para isto, tem que chamar outra pessoa da roda e dirigir-se a ela, e assim sucessivamente.

Dicas: Observar e questionar os participantes quanto a atenção, se conseguiram lembrar com facilidade os nomes dos outros participantes, como se comportam ao trabalharem sob pressão e se respeitaram as regras.

Regras para a dinâmica: Quem dá o passo antes de chamar o nome, vira “estátua” e para sair da “estátua”, o participante tem que ser chamado por outra pessoa, que automaticamente vira “estátua”.


Dinâmica quebra gelo – Dinâmica do Jogo de Bola

Reunir o grupo ou equipe de trabalho em uma área livre de obstáculos, explicar o funcionamento da dinâmica e que será feita para quebrar o gelo entre os participantes.

Materiais: Uma bola.

Procedimento: Todos os participantes ficam em pé, inclusive o coordenador, formando um círculo.

Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um “HOBBY”.

Iniciando pelo coordenador, todos se apresentam.

Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou, ou esquecer algum item da apresentação, recebe um “castigo” imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc).

Dicas: Observar se os participantes estão se integrando e estão atentos.

Observações: Ao invés do apelido ou “hobby”, pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.


Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil – Dica Extra para as Dinâmica quebra gelo:

1 – Continue atualizado
Por mais que a Educação Infantil não lide com disciplinas como Português e Matemática, é preciso continuar estudando sobre a área da pedagogia para conhecer as novas técnicas de ensino para os alunos. Procure ler as obras de teóricos importantes como Paulo Freire e, porque não voltar a estudar? Invista em cursos, como a pós-graduação. Caso você esteja sem tempo, cursos online podem ser uma ótima opção. Alguns, inclusive, também são gratuitos.
2 – Aproveite a tecnologia
Atualmente, com o avanço de tablets e smartphones, as crianças estão em contato com a tecnologia cada vez mais cedo. Sendo assim, é importante que a sala de aula e os professores acompanhem esse processo. É preciso conhecer as ferramentas necessárias, como aplicativos, jogos e vídeos que estimulam o raciocínio lógico de maneira lúdica.
Confira a lista completa : Aqui.
O que achou da postagem “Dinâmica Quebra Gelo”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também comente a sua opinião e sugestões para outras postagens.
Sair da versão mobile