Ícone do site Educação e Transformação

Desse ou deste

Desse ou deste

Desse ou deste

Uma letra pode fazer toda a diferença em uma palavra. A dúvida entre o uso de “desse ou deste” exemplifica bem o caso.

Embora a maioria das pessoas utilize sempre “desse”, ambas palavras não são usadas no mesmo caso. Cada uma delas possui uma função para uma frase diferente do que a outra indica.

Descubra qual a diferença entre “desse ou deste”

Você sabe quando utilizar “desse ou deste”? As duas palavras estão corretas e são pronomes demonstrativos, mas logo a seguir você aprenderá a diferenciar o uso de cada uma. Fique atento para não errar mais na escrita e nem na fala!

Desse

A palavra é formada pela contração de uma preposição (de) com um pronome demonstrativo (esse). A proposição tem função de relacionar outras palavras com algo anterior, que remete origem ou tempo, por exemplo. Já o pronome “esse” indica lugar ou posição de algo/alguém.

Quando você desejar referir-se a algo que está próximo à pessoa com quem se está falando, mas longe de quem fala. Pode ser relacionado também ao tempo passado ou algo que já tenha sido falado na conversa ou texto.

Confira nas sentenças a seguir os exemplos para entender melhor o uso da expressão:

A palavra possui ainda algumas flexões que podem ser utilizadas, como “dessa” e “disso”, além das suas formas no plural.

Deste

Assim como a palavra anterior, “deste” também é o resultado da união entre uma preposição (de) e um pronome demonstrativo (este). Nesse caso, contudo, o que se refere está próximo de quem está emitindo a mensagem. Também pode ser utilizado para se referir a algo que ainda será mencionado.

A palavra “deste” também possui algumas flexões, como “desta” e “disto”, além do seu plural.

Veja também: 


Desse ou deste? Como se escreve? Qual a diferença?

Ainda com dúvidas na hora de usar o “Desse ou deste”? Confira o vídeo a seguir:

Sair da versão mobile