Ícone do site Educação e Transformação

Demais ou de mais

Demais ou de mais

Você quer demonstrar intensidade em um frase, mas qual a forma correta para isso: demais ou de mais? Qual das duas opções é utilizada como sinônimo de “muito”? E qual seria o significado da outra? Essa é uma das dúvidas mais comuns na língua portuguesa.

Não é raro encontrar textos onde as pessoas desejam expressar intensidade e acabam cometendo erros na ortografia. Na hora da fala você pode não perceber o erro, mas a escrita é que é o problema! Embora a pronúncia seja praticamente a mesma, não é apenas a forma de escrever que se difere.

O significado de “demais ou de mais” é diferente um do outro!

Demais ou de mais: saiba quando utilizada cada uma

Quer saber como acabar de vez com essa dúvida e descobrir quando usar “Demais ou de mais”? Então acompanhe a explicação a seguir!

De mais

Sempre que você pensar nessa locução adverbial, tente substituir o seu significado por “a mais”. Ou seja, ao invés de intensidade, você está se referindo à quantidade, duas coisas bem distintas. Ele refere-se ao oposto de “de menos”.

Confira os exemplos abaixo para entender melhor como utilizar a locução:

Também recomendamos: Companhia ou compania?

Demais

Muitas pessoas usam “de mais” quando desejam se referir à palavra “demais” e vice-versa. Na verdade, o “demais” junto é o que expressa intensidade, já que ele é caracterizado justamente como um advérbio de intensidade. Entre os seus sinônimos você pode encontrar “muito”, “excessivamente”, etc.

Acompanhe alguns exemplos a seguir para visualizar melhor a diferença:

O advérbio também pode ser utilizado em outros casos, como sinônimo de “além disso”:

Ainda, “demais” pode substituir “os outros” em algumas sentenças, como você pode observar a seguir:

Veja mais em:


Demais ou de mais

Confira o vídeo do canal do YouTube “DICIO” preparou um vídeo curto que pode te ajudar de uma vez por todas a diferença e o uso do (Demais ou de mais) nas frases, confira:

Sair da versão mobile