Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões de Como fazer um debate de forma eficiente e eficaz
O debate é, tal como o diálogo, uma forma característica da comunicação humana pode distinguir-se do diálogo pela presença de várias pessoas que nele tomam parte ativa. O Debate é a “discussão” de um determinado tema.
O Gênero Debate
Cada indivíduo traz em si as vozes que o constitui, fato que nos torna únicos. Ao mesmo tempo, compartilhamos, com nossos semelhantes, as marcas do contexto sócio-histórico. Tornando-nos com isso, assemelhados. Somos, portanto, únicos e assemelhados.
Contudo, é no embate dessas forças antagônicas que as idéias se aprimoram e evoluem, pois, a cada momento em que expressamos nossas opiniões sobre esse ou aquele assunto, somos obrigados a admitir que no outro existem pontos de vistas divergentes, nem melhores nem piores, o fato é que temos que enfrentar opiniões opostas às nossas.
É na troca das diversas experiências e visões de mundo que podemos mudar e ampliar nossos sentimentos e conhecimentos, que serão, por definição, sempre incompletos, visto que sempre, influenciamos e somos influenciados.
Essas afirmações preliminares servem para que possamos compreender o gênero Debate e seu principal meio de manifestação, a fala.
Podemos assistir a debates pela televisão, pelo rádio ou ao vivo na escola, por exemplo, quando o assunto nos conduz a uma discussão mais detalhada e regrada.
Propomos promover um debate na turma sobre o uso da força bruta ou a dissimulação dos efeitos de sentido empregados nos Discursos Dominantes para influenciar o inconsciente coletivo e seus reflexos no individuo. O poder das mídias, das redes sociais e O fim da Privacidade. envolvidos.
A linguagem utilizada no gênero debate poderá ser formal ou informal, dependendo da situação, lembre-se que debater não significa brigar, discordar das idéias dos outros, ao contrário, é um momento em que o direto de expressar as opiniões deve ser respeitado. Com isso, evoluímos.
O que nos faz seres singulares é, entre outros fatores, nossa capacidade de expressar, argumentando e contra-argumentando a respeito de opiniões e assuntos da realidade em que estamos inseridos.
Apesar de assemelhados, nossas opiniões são singulares e, apoiadas em argumentos, expressam nossos conceitos e personalidade.
É natural que sempre tentemos convencer o “outro” de que nossas opiniões e razões sejam as mais corretas.
Diante disso também é natural que surjam embates e divergências, contudo é aí que reside a essência positiva frente a esses posicionamentos, a troca de experiências, fonte do crescimento pessoal social e histórico.
Estude a fundo o assunto a ser debatido, procure se servir de dados e informações capazes de demonstrar a veracidade de seus argumentos.
Não se apoie em afirmações generalizantes, demonstre, com um ou mais exemplos de casos e situações particulares, que seus argumentos são consistentes
Seja ponderado, examine os efeitos de sentido do discurso. Às vezes um efeito de sentido mal empregado pode ser a deixa para uma contra-argumentação.
Finalize sintetizando os argumentos e contra-argumentos utilizados pelo adversário durante o debate, e explore suas inconsistências, comparando-os com a consistência dos seus
Lembre-se, não existem verdades absolutas, a regra dos sentidos é a incompletude, tudo está em eterna transformação, seja cortês e faça concessões
É possível que durante o debate você concorde, total ou em parte com algumas das idéias do adversário. Se isso ocorrer admita, afinal são pontos de vista que se opõem e modificam-se mutuamente. Negocie afinal é através das divergências de opiniões que se chega ao ponto de equilíbrio.
Todo debate deve contar com um moderador, que dará inicio aos trabalhos apresentando o tema e considerações sobre a importância do debate bem como as regras previamente acordadas entre os participantes
O moderador deve manter o clima de cordialidade entre as partes e alertá-las através de sinais quando estiver acabando o tempo disponibilizado a cada uma. O moderador no debate deve chamar a atenção se perceber que o debatedor esta fugindo do tema principal.
Também deve assegurar o direto do debatedor fazer uso da palavra sem qualquer interferência da platéia.
Veja também: Como fazer uma redação
Como fazer um debate? Preparação do debate
Debate é uma discussão entre várias pessoas que, tendo opiniões diferentes sobre um tema, procuram convencer o público que as ouve. Cada participante procura defender as suas ideias e refutar as dos outros.
- Determinação do tema
- Escolha dos participantes e do moderador
- Definição de regras a respeitar por todos os intervenientes (quem fala em primeiro lugar; duração das intervenções; papel do moderador; possibilidade de diálogo; participação do público…)
Desenvolvimento do debate:
- Palavras iniciais do moderador para uma saudação, apresentação do tema e dos participantes; será o momento para recordar as regras previamente estabelecidas;
- intervenções dos participantes;
- participação do público para formulação de perguntas;
- encerramento do debate pelo moderador, com a apresentação de um balanço final (feito pelo próprio moderador ou por observadores externos, previamente escolhidos).
Como fazer um debate? Qual a utilidade de um debate?
- Troca de ideias
- Confronto de pontos de vista/opiniões
- Reflexão
- Entrada de informação
- Desinibição para “tomar a palavra”
- Saber defender as suas ideias
- Saber conversar/saber ouvir
Como fazer um debate? Etapas do debate:
- Escolha do assunto — simples mas interessante
- Nomeação dos secretários
- Estipular tempo de discussão livre (15/20m)
- Crítica do debate
Como fazer um debate? Disposição dos participantes:
- Os participantes devem estar sentados à volta de uma mesa, para se conseguir melhores condições de audição e melhor contacto entre todos.
Como fazer um debate? Todo debate tem:
Dois Secretários:
- Não tomam a palavra e registam os elementos significativos
- nome dos intervenientes que querem tomar a palavra
- frequência das intervenções – assuntos abordados
Um Moderador – com as seguintes funções:
- Lançar o debate apresentando o tema com clareza
- coordenar as intervenções dos vários participantes
- impedir que se afastem do tema proposto
- controlar o tempo concedido, que será igual para todos
- convidar à tomada de conclusões
Deveres dos participantes:
- Preparar previamente o tema, consultando a informação necessária
- Expor com clareza as suas ideias
- Respeitar as regras previamente estabelecidas, nomeadamente as indicações do moderador
- Escutar atentamente, evitando repetir ideias já expostas
- Não interromper quem está no uso da palavra, nem utilizar uma linguagem agressiva
- Papel dos secretários
- Registam o tipo de argumentos apresentados por cada grupo
- Relatam o decurso do debate/ apresentam os argumentos utilizados
No uso da palavra, poderás:
Atos de fala para um debate:
Para realizar um debate é fundamental saber argumentar e assumir posturas corretas, tornando-se indispensável:
- uma boa preparação do tema a debater;
- a detecção dos pontos positivos e negativos nas diferentes intervenções;
- a audição atenta do interlocutor, anotando as ideias a rebater;
- o reconhecimento, primeiro, dos pontos positivos e, depois, dos negativos;
- a exemplificação e concretização das afirmações, opiniões, posições.
Recomendamos também: