Ícone do site Educação e Transformação

Ciclo do Oxigênio

Ciclo do Oxigênio

Ciclo do Oxigênio

Sabe o ar que respiramos diariamente para sobreviver?  Esse ar é o oxigênio (O2) o mesmo precisa de um processo chamado biogeoquímico para se movimentar e garantir o ar para o meio ambiente e os seres vivos.

CARACTERÍSTICAS DO OXIGÊNIO

O oxigênio tem uma grande importância no processo de respiração celular além da formação da camada de ozônio e a combustão. O ciclo do mesmo é extremamente essencial, o composto do oxigênio aparece de varias formas na natureza, como (O2) (na forma de gás) na molécula da água (H2O) e por fim no ciclo do carbono (CO2), ambas estão comumentes relacionadas com o ciclo do oxigênio.

É muito importante salientar que 21% da atmosfera terrestre são compostos pelo oxigênio molecular, além de ser encontrado na atmosfera também pode ser visto na biosfera e na litosfera.

Veja também: Ciclo do nitrogênio

COMPONENTES DO (O2):

Os componentes do (O2), como já foi estudado, é existente em dois processos de extrema importância, como a fotossíntese e a respiração celular, além desses dois processos, há a transpiração e decomposição de organismo, todos liberam moléculas que podem ser quebradas formando assim outras moléculas para que ocorra a liberação de oxigênio, vamos estudar cada uma delas?

Fotossíntese (síntese utilizando a luz): A fotossíntese é uns dos processos mais importantes de toda ação, quando respiramos produzimos gás carbônico, a fotossíntese age na captura desse carbono e realiza a fixação do mesmo nas moléculas orgânicas, ou seja, o (CO2) fica presente nas moléculas orgânicas e com o processo da fotossíntese libera o oxigênio novamente para a atmosfera (meio)

Para fixar melhor a ideia da fotossíntese:

Segue a imagem do processo da fotossíntese para melhor entendimento:

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm

Respiração celular: As células do organismo (organismos que respiram o oxigênio) utilizam a molécula (O2) para produzir energia, o oxigênio chega à organela formando um ciclo de cadeia transportadora de elétrons ou cadeia respiratória, essa energia (íons da molécula de glicose) é adicionada a um fósforo nas moléculas gerando a energia, energia essa que o organismo está habituado a usar. O oxigênio e o aceptor final de elétrons liga a molécula de água utilizada em outros organismos, ou podem ser eliminadas no mesmo.

A respiração retira o oxigênio da atmosfera e transforma em moléculas de água, ou seja, a relação do ciclo da água e o oxigênio. O oxigênio que foi utilizado na respiração volta para o ambiente em forma de moléculas de água e gás carbônico

Não podemos deixar de mencionar que o oxigênio é utilizado no processo de decomposição e combustão, durante o processo final são liberados substancias importantes como a água e o gás carbônico.

IMPORTÂNCIA DO CICLO DO OXIGÊNIO

Depois de todo processo aqui mencionado, sabemos que a importância do ciclo do oxigênio é enorme, pois sem ele não há sobrevivência em nenhum espaço da terra, ele é essencial para quase tudo, principalmente para nossa respiração celular, o mesmo tem uma grande contribuição na formação da camada de ozônio, e está presente em duas etapas de grande importância, a decomposição e combustão.

CURIOSIDADES E AMEAÇAS

Você sabia que a camada de ozônio faz parte de um processo feito pelo oxigênio? Sim, essa ação acontece através de raios ultravioletas do sol, essa ação propicia no surgimento da camada de ozônio, o oxigênio funciona como uma espécie de filtro, ou seja, diminui a radiação solar ultravioleta na camada terrestre.

Outro ponto interessante, é que a camada de ozônio funciona como um filtro solar natural, ou seja, ele protege da radiação solar, se não houvesse todo esse processo, o risco de se ter doenças de pele, como por exemplo, o câncer de pele, seria bem maior.

Infelizmente a camada de ozônio e o ciclo de oxigênio sofrem constantes ameaças pelo homem, no tecer do oxigênio, o homem produz grande aumento da liberação de gás carbônico, através de queimas de combustíveis fosseis desmatamento, queimadas diversas afetando diretamente o ar que respiramos, ou seja, o ar trazendo poluentes que afetam diretamente o sistema respiratório, ocasionando doenças.  A camada de ozônio não fica por fora, os gases destrói os níveis de ozônio da atmosfera, gases esses chamados de clorofluorcarbonos (CFCs), esses gases eram utilizados em sprays e refrigeradores, nos dias atuais o uso é de total proibição.

Outros artigos:

Sair da versão mobile