CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES (AQUI)
Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Dinâmicas e Brincadeiras para o dia das mães.
Você sabia que o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio? Está comemoração importantíssima para todos não tem dia fixo para ser celebrado.
Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. É um dia de celebrar e agradecer a todas as mães pelo amor e carinho que recebemos desde o nosso nascimento.
Veja também:
Para trabalhar essa data tão importante em sala de aula, selecionamos algumas sugestões de Dinâmicas e Brincadeiras para o dia das mães, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, confira:
Brincadeiras para o dia das mães – Varinhas
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas
- Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).
- Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).
- Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
- Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
- Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos Professores e Mães pela educação das crianças.
Confira também: Música “TREM BALA” para o Dia das Mães com letra
Brincadeiras para o dia das mães – Afeto
Para a realização desta atividade vamos precisar de um bichinho de pelúcia e 7 a 30 pessoas podem participar. O objetivo desta brincadeira é exercitar manifestações de carinho e afeto.
Descrição:
- Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
Recomendo também: Atividades variadas para o dia das mães
Brincadeiras para o dia das mães – Os números
Para está brincadeira vamos precisar de: Cartões com números diferentes.
Passo a passo:
- Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
- Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha.
- Comentam-se as conclusões: a mãe é única e insubstituível.
Brincadeiras para o dia das mães – Bolinho
Recursos de brincadeira para fazer com as mães: Bolinho
- Publico Alvo: Mães e alunos.
- Recursos: bolinhos em forminhas
Passo a passo das brincadeiras para fazer com as mães: Bolinho
- Em uma mesa coloque diversos bolinhos tipos cupcake.
- debaixo de alguns deles os organizadores colocarão tarefas para as mães, como por exemplo: Contar sua reação quando soube que seria mãe, contar a história do nome de seu filho, etc.
- e em algum bolinho deverão conter 1 brinde para a mamãe.
- Se desejarem rir um pouco pode colocar também nos bolinhos tarefas engraçadas.
Essa brincadeira pode se tornar uma oportunidade de muitas mães contarem aos filhos, o que nunca souberam sobre elas.
Brincadeiras para o dia das mães – Jogo Comunitário
Para essa Brincadeiras para o dia das mães vamos precisar de uma flor.
Desenvolvimento:
- Os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhora… (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhora…(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou…
- E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gata. Quando tiverem que se referir a ela, as suas vizinhas, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-la pelo nome do bicho.
- O animador deve ficar atento e não deixar as participantes entediadas. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
Esta dinâmica é muito boa para realizar com as mães da turma.
Veja mais: Atividades para o dia das mães do ensino fundamental
Brincadeiras para o dia das mães – Dinâmica das Balas
O objetivo dessa dinâmica de grupo para o dia das mães é integrar alunos, professores e pais numa atividade em que o trabalho em grupo é fundamental para o sucesso.
Da mesma maneira sugerimos que os professores comuniquem com antecedência as mães dos alunos para que aquelas que queiram participar compareçam no dia da atividade e colaborem com o desenvolvimento.
Material necessário:
- Um saco de balas e uma bandeja.
O coordenador pedirá que todos sentem em círculo. Deve pegar todas as balas e colocar sobre a bandeja no meio da roda. A tarefa é simples, pais e alunos devem ir, um de cada vez, até a bandeja e pegar uma bala para chupar, só que aí entra o detalhe. NINGUÉM PODE USAR AS MÃOS para descascar a bala e por na boca.
Foi apresentado o desafio que somente com o trabalho em grupo poderá ser solucionado.
Essa é uma dinâmica de dia das mães divertida e engraçada, as pessoas se esforçam e todos riem muito e no final concluem que a ajuda dos demais participantes é fundamental para cumprir a tarefa.
No final da atividade o professor ou coordenador deverá explicar que tal como na dinâmica, a escola também precisa da colaboração dos pais e alunos para desenvolver suas atividades. O trabalho em grupo entre pais, professores, alunos e funcionários da escola é a base para o sucesso da instituição.
Da mesma maneira, ao longo da vida pessoal e profissional o aluno vai entender que o trabalho em equipe é a alavanca que move as grandes instituições.
Brincadeiras para o dia das mães– Rolo de Barbante
O objetivo dessa brincadeira de dia das mães é integrar o grupo, alunos, mães, professores e coordenadores com o propósito de apresentar conceitos de relacionamentos e integração pessoal.
Essa é uma dinâmica muito simples, fácil de fazer e que dá excelentes resultados.
Essa atividade pode ser feita em sala de aula com professores e alunos ou se a escola permitir, o professor pode fazer um convite as mães dos alunos para que essas compareçam num determinado dia para o desenvolvimento da dinâmica.
Primeiramente todos os participantes devem formar um círculo, podem estar sentados ou em pé.
Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:
- Para uma mãe: O que você poderia dizer sobre como seu filho vê a instituição de ensino e o que pode ser feito para melhorar tanto nas instalações quanto no ensino.
- Para um aluno: O que você gostaria de ser quando adulto e por que?
- Para um professor, pergunta de mãe: Como tem sido o progresso da sala de aula neste semestre?
E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas.
Cada pessoa que recebe o rolo deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante.
No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.
A teia de relacionamentos será a base para que os alunos entendam que no mundo globalizado e dominado pela internet os relacionamentos podem ser determinantes na formação e do progresso pessoal e profissional do aluno.
Brincadeiras para o dia das mães – Cumprimentar as Mães
Matéria: Musica animada.
Descrição:
- Orientador explica ao grupo de mães que quando a música tocar todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo orientador. Quando a música recomeçar atender a solicitação feita.
- Orientador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
Exemplo:
- Com as palmas das mãos;
- Com os ombros;
- Com os cotovelos;
- Com as costas;
- Com os joelhos;
- Com os pés;
Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.
Comentar o exercício:
- O que foi mais difícil executar? Por quê?
- O que mais gostou?
- O que pode observar?
CONHEÇA O KIT DIA DAS MÃES (AQUI)