Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Avaliação diagnóstica 1 ano de português e Avaliação diagnóstica 1 ano de matemática, pronta para imprimir e aplicar em alunos do ensino fundamental.
São excelentes sugestões para trabalhar no inicio do ano letivo, com as volta às aulas, mas que podem ser utilizados durante todo o ano, conforme foi necessário.
Avaliação diagnóstica 1 ano – Simulado em WORD
Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental – Para imprimir
Saber o que os alunos já conhecem é de fato essencial para o ponto de partida do planejamento docente. Essa prática tem sido bastante disseminada nas séries inicial do ensino fundamental. E, além disso, muitos autores endossam esta prática, oferecendo referencias teóricas que a sustentem.
Mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim, estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a serem alcançados.
Pensando nisso hoje trago para vocês uma Avaliação Diagnóstica indicada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Está avaliação está pronta para imprimir.
Veja também:
- Cadernos – Avaliação Diagnóstica
- Avaliação Diagnóstica de Português 5º ano
- Avaliação Diagnóstica de Matemática 5º ano
Para facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todas as atividades mostradas acima “Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental” para download em PDF, confira o link:
Avaliação diagnóstica 1 ano – Leitura e Escrita
Este é um momento importante para a escola, para os alunos e, principalmente, para você. Trata-se de um momento privilegiado, cujos objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização no 1º Ano e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado.
Sugerimos os seguintes passos:
1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que é importante que cada um mostre o que aprendeu. Importante também dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais.
2- Os responsáveis devem ser avisados, para que seus filhos sejam estimulados a estar presentes na escola.
3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento das atividades.
4- Antes de iniciar a avaliação, explique a eles, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas por você, Professor, para cada questão.
5- Incentive-os a responderem. Mas, ao mesmo tempo, mostre a eles que, caso não consigam resolver determinada questão, haverá outros momentos para que as dificuldades sejam superadas.
6- É de fundamental importância que você, Professor, siga as instruções de cada questão. O que vem precedido da palavra PROFESSOR são os comandos, que devem ser lidos pausadamente por você – exceto o que está entre parênteses, pois estes contêm instruções de procedimentos que dizem respeito apenas a você.
Objetivos da avaliação diagnóstica
- Identificar as habilidades relacionadas à leitura e à escrita, desenvolvidas pelos alunos que ingressam no 1.º ano do Ensino Fundamental.
- Identificar as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno.
- Estabelecer relações entre a proposta de ensino e as possibilidades e necessidades da turma.
- Caracterizar o perfil pedagógico da turma, facilitando as ações educativas que deverão estar em consonância com as demandas de cada aluno/turma.
Para ter acesso ao material completo “Avaliação diagnóstica 1 ano”, disponibilizado pelo RIO EDUCA, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Avaliação diagnóstica 1 ano de Português para imprimir
Folha 01:
Folha 02:
Folha 03:
Avaliação diagnóstica 1 ano de Matemática para imprimir
Objetivos principais:
- Identificar a realidade de cada turma;
- Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem;
- E refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.
Dentre os instrumentos que utilizo para verificar a aprendizagem das crianças, destaco:
- Produção de texto: retomo os gêneros trabalhados em cada série nas diferentes modalidades organizativas. Assim, planejo uma situação em que os alunos produzirão um texto de determinado gênero e analiso os aspectos linguísticos e discursivos de cada um.
- Leitura e interpretação de textos: organizo práticas de leitura para identificar quais habilidades os alunos dominam e quais ainda precisam desenvolver.
- Resolução de problemas envolvendo as operações: considero neste caso os diferentes tipos de problemas que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Cálculos diversos.
- Análise de dados das turmas: índice de alfabetização e resultado de avaliações anteriores.
Avaliação diagnóstica 1 ano inicial – Para imprimir
No total são 10 páginas em uma super apostila de Avaliação diagnóstica 1 ano inicial, confira:
Avaliação diagnóstica 1 ano inicial em PDF
Para facilitar para você (leitor do Educação e Transformação) resolvemos disponibilizar as atividades mostradas acima (Avaliação diagnóstica 1 ano inicial) para download em PDF, confira o link a seguir e baixe: