Selecionamos nesta postagem uma sequência de Atividades de português 6 ano, prontas para imprimir. Para facilitar a sua busca, selecionamos uma série dessas atividades, que podem ser muito úteis em sala de aula. Confira abaixo:
Veja Também:
- Atividades de português 1 ano.
- Atividades de português 2º ano.
- Atividades de Português 3º ano.
- Atividades de Português 4º ano.
- Atividades de português 5º ano.
Atividades de português 6 ano – Acentuação
1) Leia o texto abaixo e observe as palavras grifadas:
“A poesia é como o voo dos pássaros, voa além de onde nossos olhos alcançam. Com a poesia você pode estar em todos os lugares… Desde tomando banho em cachoeiras, até presenciado a explosão de um vulcão. A poesia transforma nossa imaginação, com ela nunca mais nossas vidas serão as mesmas e jamais as aventuras serão iguais”.
a) Em quais palavras encontramos hiatos?_______________________________________
b) Em quais palavras encontramos ditongos? _____________________________________
c) Em quais palavras encontramos tritongo? ______________________________________
Atividades de português 6 ano – Pronomes
- Substitua as expressões em negrito por pronomes oblíquos adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:
- Leia a tirinha abaixo.
Atividades de português 6 ano – Verbos
- Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.
- Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
- Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício anterior:
- Sublinhe os verbos das frases e escreva se eles indicam:
- Marque um X na opção em que todas as palavras são substantivos: Leia o informativo abaixo:
- Retire do texto um substantivo que atenda a cada classificação indicada:
- Complete as frases com substantivos de acordo com a classificação entre parênteses
- Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos.
- Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.
- Marque a única opção em que o adjetivo “velho” tem função de substantivo:
Atividades de português 6 ano – Adjetivos
Atividades de português 6 ano – Artigos
- Vamos supor que uma emissora de rádio, durante sua programação, tenha transmitido a seguinte notícia
- Complete com os artigos definidos O ou A e faça a correspondência com o significado ao lado
Atividades de português 6 ano – Advérbios
- Leia a estrofe abaixo:
- Leia a tirinha da Mafalda:
- Leia a tirinha do Calvin:
Atividades de português 6 ano – Para imprimir
Veja ainda: Atividades com letra cursiva.
Atividades de português
6 ano – Avaliação de Português
Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas
Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (…) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1 – Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.
2 – De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.
3 – A questão central tratada no texto é a
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.
4 – A finalidade desse texto é
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.
5 – Assinale a frase em que os advérbios expressam idéias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razoes da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(…)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
6 – A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.
7 – No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.
8 – A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.
GABARITO:
1 – D / 2 – C / 3 – D / 4 – A / 5 – D / 6 – E / 7 – C / 8 – B