Confira diversas Atividades de Interpretação de Texto Páscoa, prontas para imprimir. São excelentes atividades educativas para trabalhar a leitura e compreensão do texto com alunos do Ensino Fundamental.
Veja também:
- Atividades de Produção de Texto para Páscoa
- Atividades de Páscoa para Ensino Fundamental
- Atividades de Páscoa 1 ano
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – Orelhinha:
- Circulem, no poema, as palavras com LH.
- Quantas palavras você circulou?
- Escreva nos quadros, separando em sílabas, o nome do coelho que tem orelhas pequenas.
- Agora, escreva em sílabas o nome do irmão de orelhinha.
- Leia e faça um X nas frases que estão de acordo com a história.
Veja mais: Sequência de Atividades de Páscoa
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – A lenda da Páscoa
Texto: A lenda da Páscoa
A Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, mas temos um símbolo muito simpático, que é o coelhinho, com o seu ovo. Muita gente pergunta por que, já que o coelho não bota ovo. Pois aí vai a resposta para você ficar muito esperto.
O ovo é o símbolo de nascimento e ressurreição. A lenda conta que Simão, que ajudou Cristo a levar a Cruz até o calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação, ele percebeu que, como por milagre, os ovos estavam coloridos.
Já o coelho era símbolo de fertilidade no antigo Egito. Assim, o coelho esconde os ovos coloridos em ninhos, para que as crianças possam procurá-los como presentes de Páscoa.
Extraído de “Guias dos Curiosos” de Marcelo Duarte.
Agora é com você:
- Qual é o assunto principal do texto?
- No texto apareceram dois símbolos da Páscoa, quais são e por quê?
- Como é que sua família comemora a Páscoa?
- O que nós comemoramos na Páscoa?
- Se você fosse escolhido para fazer um pedido a Jesus nesta Páscoa, qual seria seu pedido? Justifique.
Para casa:
- Pesquise e traga outros símbolos da Páscoa e seus significados ( trazer para montarmos cartaz).
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – Os segredos dos ovos de páscoa
Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem? Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra… Tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos…
Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à Dona Galinha.
– Ó Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
– Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado! Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
O galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
– Ó Dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
– É claro que nascem corujinhas. As corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito…
Deixei Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
– Ó Dona Cobra, me diga, se possível for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
– Cobrinhas, ora…
E continuou serpenteando o seu caminho.
E eu fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos. Até que nasceu na minha cabeça a ideia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.
A casa de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha, e os coelhos repetiam o refrão:
– Meu limão, meu limoeiro,/meu pé de jacarandá,/ uma vez tindo-lê-lê,/ outra vez tindo-lá-lá…
Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona Coelha e fui logo falando da minha dúvida.
– Desculpe Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa, e ninguém soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada. Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
Dona Coelha sorriu:
-Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira coruja. Ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa… É preciso tomar muito cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
Eu continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:
– O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce carinho, nasce esperança, nasce felicidade…
Dona Coelha e sua imensa família continuaram cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Páscoa.
E sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa? Não sabe?
Peguei os meus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles.
Nasceu à esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz para Madalena…
Pendurei os cartões nos ovos de Páscoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!
Responda:
1 – Interpretação da história: De acordo com a história, escreva:
a) Qual a curiosidade do narrador: _______
b) Personagem principal:_______________
c) Personagens secundários: ___________
2 – O narrador desta narrativa é:
( ) narrador personagem.
( ) narrador observador.
Explique:_________________________________
3 – Ligue as personagens aos fatos da história:
a) Galinha ( ) sibilou sua resposta apressada.
b) Coruja ( ) tinha uma imensa família.
c) Cobra ( ) especialista em ovo.
d) Coelha ( )se achava superior aos outros animais.
4- No texto apareceram dois símbolos da Páscoa, quais são e por quê?
5 – Escreva dois adjetivos para cada animal da história:
- Animal
- Galinha
- Coruja
- Cobra
- Coelha
6 – Complete a frase com o verdadeiro significado da Páscoa:
Páscoa é_____________________________ .
7 – Retire da frase o que se pede:
“Dona Coelha e sua imensa família continuaram cantando”.
a) um substantivo comum:_________
b) um adjetivo:_____________
8 – Escreva a mensagem que você extrai deste texto.
9 – Que sinais de pontuação a autora empregou neste texto?
10 – Como costumas comemorar a Páscoa?
11 – Confeccione um cartão de Páscoa para sua família, desejando aquilo que nasce de melhor, em seu coração.
Mais em: Sequência de Atividades para trabalhar na páscoa
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa para imprimir
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – Dona Galinha e o ovo de Páscoa
“Que dia gostoso! De sol! Quentinho!” Dona Galinha até pensou: “Hoje está bom para um passeio”. Então, empurrou o portão do galinheiro com o bico e saiu para dar uma voltinha.
Cisca daqui, cisca dali, dona Galinha deu de cara com uma coisa brilhante, muito estranha! Parecia um ovo… O ovo mais bonito que ela já vira em sua vida!
– Que ovo mais enfeitado! Só pode ser ovo de pavão! …
Na verdade. Dona Galinha não sabia que era domingo de Páscoa e que alguém tinha deixado cair um ovo de chocolate no quintal.
Ainda muito desconfiada, dona Galinha tocou, escutou, cheirou o ovo e criou coragem:
– Vou levar este pobre enjeitado para casa!
E lá se foi dona Galinha com o ovo pelo bico, toda contente. Colocou-o num canto escondido do galinheiro, e começou a pensar: “Como vou chocá-lo?…”.
A essa altura, todo o galinheiro já comentava a história.
O senhor Papagaio, que havia enxergado tudo lá do seu poleiro, dava a notícia aos quatro ventos do terreiro:
– Alô!… Atenção para uma notícia chocante!… Encontrado ovo enfeitado com um laço de fita vermelha, de pais desconhecidos. Mais informações com dona Galinha, no fundo do quintal.
Responda:
1 – Escreva as informações pedidas:
- O nome do texto: _________________
- Tema tratado no texto: ____________
- Gênero textual: __________
- Personagens principal do texto: ______
- Personagens secundários: ___________
2 – Responda:
a) O que dona Galinha encontrou no quintal? O que ela pensou que fosse?
b) De que maneira todos no galinheiro ficaram sabendo do que acontecera?
c) Como o papagaio descreveu o ovo?
d) O que você acha que aconteceu depois que Dona Galinha levou o ovo para casa?
3 – Marque a expressão que tem o mesmo sentido daquela que está destacada em cada frase.
a) Dona Galinha saiu do galinheiro para dar uma voltinha.
( ) girar em torno de si ( ) fazer um pequeno passeio
b) A galinha avistou uma coisa estranha.
( ) estragada ( ) fora do comum ( ) nova
c) Dona Galinha levou o ovo enjeitado para casa.
( ) abandonado ( ) desconfiado ( ) quebrado
4 – Assinale a informação correta, de acordo com o texto.
( ) Dona Galinha, ao encontrar o ovo, pegou-o imediatamente e o levou para
casa.
( ) Dona Galinha, ao encontrar o ovo, ficou desconfiada, mas, depois de examiná-lo, resolveu levá-lo para casa.
( ) Dona Galinha, ao ver o ovo, não se interessou por ele e continuou passeio.
5 – Enumere as frases de acordo com seu acontecimento no texto:
( ) A galinha leva o ovo para casa.
( ) A galinha estava passeando no quintal.
( ) A galinha encontrou um ovo estranho.
6 – Escreva, em seu caderno, um final para esta narrativa, inclusive a lição de moral.
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – A velhinha, a galinha e os ovos de páscoa
A VELHINHA, A GALINHA E OS OVOS DE PÁSCOA
Numa pequena aldeia, havia uma pequena casa. Nesta casa morava uma velhinha.
Ela criava uma galinha e um coelho.
A galinha tinha seu ninho embaixo da escada e lá botava seus ovos.
O coelho vivia solto pelo gramado que circundava a casa.
A galinha cacarejava toda vez que botava um ovo, e a velhinha corria para recolher o ovo que a galinha botava e a alimentava com boa comida.
A velhinha gostava muito da carijó, que tinha a crista vermelha, as patinhas amarelas e as penas coloridas..
Gostava também do coelho, que tinha o lábio partido, as orelhas bem grandes e o pelo branco bem fofinho.
Certo dia, a velhinha escuta a galinha cacarejando tão alto e tão feliz:
– Botei, botei, botei! Até o coelho assustou-se e ficou com as orelhas em pé.
A velhinha desceu bem rápido os degraus da escada, abaixou-se e viu no ninho um ovo bem grande, com manchas multicoloridas. Era tão lindo que ela não cansou de admirá-lo. Com muito cuidado pegou-o e levou-o para a cozinha.
Ficou pensando o que faria com ele. Não podia come-lo, pois era muito bonito e também não podia deixa-lo como enfeite, pois poderia cair e quebrar-se.
O coelho que estava ao seu lado, disse-lhe:
– E se der de presente para uma criança? A Páscoa está chegando e com certeza quem recebe-lo ficará muito feliz.
A velhinha respondeu:
– A ideia é boa, porém para qual criança? Eu conheço tantas.
Ela pensou um pouco e exclamou:
– Já sei, vou juntar muitos ovos da galinha carijó e depois de pintá-los vou presentear todas as crianças.
Saltitando e feliz, o coelho disse:
– Eu também vou ajudar a pintar.
Assim dito, assim feito.
A galinha carijó botou muitos ovos. A velhinha recolheu-os numa cesta de vime e junto com o coelho branquinho, pintou-os. Ficaram tão bonitos:
multicoloridos, vermelhos, verdes, azuis, amarelos, roxos. Alguns listrados., outros com bolinhas e até com flores.
No domingo de Páscoa, a velhinha os colocou numa bela cesta e o coelho branquinho distribuiu-os para todas as crianças da aldeia.
(Conto Lituano de Nijole Jankute- Tradução livre de Olga Prokopowit) Fonte:http://criancagenial.blogspot.com/2008/02/conto-de-pscoa.html
1 – Pense e responda.
a) Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
b) Como costumas comemorar a Páscoa?
c) Por que o coelho é considerado um símbolo da Páscoa?
d) Por que a Páscoa é comemorada com muitos doces e comidas?
e) Qual a mensagem que a história nos deixou?
f) Qual vai ser o seu compromisso nesta Páscoa?
g) E qual vai ser o seu gesto concreto nesta Páscoa?
Outras Atividades – O Coelhinho que não era de Páscoa
Atividades de Interpretação de Texto Páscoa – A Páscoa e o Cordeiro
Leitura e Interpretação de texto para 3º ano:
A Páscoa e o Cordeiro
A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição (vitória sobre a morte) de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.
A Páscoa é uma das festas que detêm mais símbolos, existem diversos como: o Ovo da Páscoa, o Coelho, o Trigo… Mas, falaremos agora sobre o cordeiro…
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, pois é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na Páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: “morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida”. E a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
Textos retirados da internet
– Agora, vamos interpretá-lo?
1) Responda com respostas completas de acordo com o texto lido acima:
a) O que é Páscoa?
b) O que comemoramos na Páscoa?
c) O que significa o cordeiro na Páscoa?
d) O que significa pão azimo?
2) Sublinhe as frases falsas:
a) A Páscoa é uma das festas mais importantes para a Igreja Católica.
b) O Ursinho da Páscoa é um símbolo pascoal.
c) Ovo da Páscoa é um símbolo pascoal.
d) A Páscoa é uma festa profana (não pertence à Igreja Católica).
3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:
PECADOS – TRIGO – PÁSCOA – ALEGRIA – CORDEIRO
a) O ______________ é um símbolo da Páscoa.
b) O _____________________ é o símbolo mais antigo da Páscoa.
c) Para os católicos, Jesus Cristo foi sacrificado em prol dos nossos ________________________ .
d) No Antigo Testamento, a ___________________ era celebrada com os pães ázimos e com o sacrifício de um cordeiro.
4) Marque com um ( X ) as frases corretas:
( ) O cordeiro era sacrificado em prol da libertação da escravidão do Egito
( ) A Páscoa não era celebrada em Israel.
( ) Comemoramos na Páscoa o nascimento de Jesus Cristo.
( ) O cordeiro era um grande símbolo pascoal para o povo de Israel.
5) Pense e responda:
a) O que significa Ressurreição?
b) Descreva como é comemorada a Páscoa no Brasil: