Selecionamos nesta publicação as melhores atividades de interpretação de texto 4 ano, do ensino fundamental para prontas para imprimir e aplicar nos alunos.
Todas as atividades disponibilizadas aqui são gratuitas e já formatadas com uma excelente qualidade.
Nos primeiros anos escolares, uma das matérias mais exercitadas é a interpretação de texto. Confira outras sugestões:
Estes exercícios de Interpretação de Texto 4º ano podem ser trabalhado desde as séries do ensino fundamental, a fim de que os alunos se familiarizem com ela e não tenha tantos problemas relacionados à linguagem na vida adulta.
Atividades de Interpretação de texto 4 ano para imprimir.
Através da interpretação de um texto, ou mesmo de uma conversa, o jovem torna-se capaz de compreender e entender seus limites e naturalmente melhorar, dentro ou fora do trabalho. Outra vantagem é conseguir opinar e articular as ideias e, desta forma, se posicionar sobre um tema.
- Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos da fábula.
Responda:
- Quando a gente fica igual?
- Quando as pessoas ficam diferentes?
- Explique o título.
- Explique o trecho “ligar o olho e desligar a televisão” .
- Você conhece um Zé Diferente? Explique.
Atividades de Interpretação de Texto 4 ano do Ensino Fundamental.
- Quantos dentes tem as crianças?
- Quantos dentes tem os adultos?
- Que dentes as crianças não tem?
- Quantos dentes os adultos tem a mais do que as crianças?
- Para que serve os dentes do meio?
- Com quantos anos o dente das crianças começam a serem trocadas?
- Como se chama os dentes da frente?
- Quantos dentes molares as crianças possuem?
Escolha um dos personagens de um desenho animado de que você gosta e faça a descrição dele.
Atividades de Interpretação de texto 4º ano para imprimir: Televisão
- Qual o Meio de Comunicação ao qual o texto se refere?
- A que conclusão o autor chega ao final do texto?
- A definição de “televisão” dada pelo autor é:
- Quem é o narrador da história?
- No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela“, Apalavra sublinhada refere-se a que:
- Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gosta de televisão.
- Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na tv?
Exercícios de Interpretação de texto 4º ano do ensino fundamental para imprimir.
- Se quiser convide um colega para ler junto e responder as perguntas.
- Escreva no caderno gírias que você costuma usar. Depois explique o significado de cada uma.
Leia a piada a seguir e resolvas as questões (A, B, C e D).
Atividades de leitura e interpretação de texto 4 ano
- Quem convocou a reunião?
- Quem chegou para a reunião?
- Qual era o objetivo da reunião?
- Por onde começou a limpeza?
- A palavra FLORESTA é uma trissílaba. Retire outras 3 palavras que sejam trissílabas do texto e escreva abaixo:
- Agora retire duas palavras do texto (monossilabas)
- Observem os personagens da história na cena em que joão revela a sua mãe que trocou a vaca por um punhado de feijões.
- A expressão no rosto da mãe mostra que ela está.
- A expressão no rosto do joão mostra que ela está.
- Procure no dicionário 2 significados pra cada palavra utilizada pra descrever joão e sua mãe na cena.
Confira também:
Atividades de Interpretação de Texto 4 ano.
1) O texto que você leu é uma versão cômica de um conto de fada muito conhecido. Qual é o nome desse conto?
2) Leia
3) Leia e responda:
Atividades de Interpretação de Texto 4 ano: A chata ou as baratas.
-
Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram
- A) os cachorros, gatos e peixes.
- B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
- C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
- D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.
-
Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque
- A) as baratas começaram a subir em seus pés.
- B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
- C) a irmã não era assim tão ruim.
- D) a irmã entrou em seu sonho e falou.
- A frase “Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços… e as reticências (…) mostram que as baratas
- A) pararam de subir nos pés do menino.
- B) continuaram a subir, subir, subir.
- C) fugiram assustadas.
- D) ficaram cegas de repente.
-
O texto A chata e as baratas foi escrito para
- A) explicar por que as crianças sonham.
- B) ensinar que irmãos não devem brigar.
- C) contar uma história divertida.
- D) provar que as crianças são sempre medrosas.
- Um título que também combina com o texto 3 é
- A) A voz dos bichos.
- B) O fim de um pesadelo.
- C) Os bichos que eu amo.
- D) Um lindo sonho.
Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!
- A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de exclamação (!) mostram que Andréia estava
- A) assustada.
- B) nervosa.
- C) triste.
- D) animada.
As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.
D) da mãe das crianças