Aristóteles, grego Aristóteles, (nascido em 384 aC, Estagira, Calcídica, Grécia – morreu 322, Cálcis, Eubéia), filósofo e cientista grego antigo, uma das maiores figuras intelectuais da história ocidental. Ele foi o autor de um sistema filosófico e científico que se tornou a estrutura e o veículo tanto para o escolasticismo cristão quanto para a filosofia islâmica medieval. Mesmo depois das revoluções intelectuais do Renascimento, da Reforma e do Iluminismo, os conceitos aristotélicos permaneceram incorporados no pensamento ocidental.
O alcance intelectual de Aristóteles era vasto, abrangendo a maioria das ciências e muitas das artes, incluindo biologia, botânica, química, ética, história, lógica, metafísica, retórica, filosofia da mente, filosofia da ciência, física, poética, teoria política, psicologia. e zoologia. Ele foi o fundador da lógica formal, concebendo para ela um sistema acabado que por séculos foi considerado como a soma da disciplina; e ele foi pioneiro no estudo da zoologia, tanto observacional quanto teórico, em que alguns de seus trabalhos permaneceram insuperáveis até o século XIX. Mas ele é, é claro, o mais destacado como filósofo. Seus escritos em ética e teoria política, assim como em metafísica e filosofia da ciência, continuam sendo estudados, e seu trabalho continua sendo uma corrente poderosa no debate filosófico contemporâneo.
O filósofo e educador Mortimer Adler discutindo os escritos de Aristóteles sobre ética, considerando a questão filosófica de “o que torna uma vida humana boa – o que faz valer a pena viver e o que devemos fazer, não apenas viver, mas viver bem”. 1963 produção da Encyclopædia Britannica Educational Corporation.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Este artigo trata da vida e do pensamento de Aristóteles. Para o desenvolvimento posterior da filosofia aristotélica, ver aristotelismo. Para o tratamento do aristotelismo no contexto completo da filosofia ocidental, ver filosofia ocidental.
Resumo
- Nasceu em Estagira, na Macedônia.
- Interessou-se por Ciências da Natureza.
- Foi discípulo de Platão, aluno e professor da Academia.
- Foi professor do imperador Alexandre, o Grande.
- Fundou a sua escola filosófica em Atenas, o Liceu.
- Sistematizou e separou o conhecimento filosófico da Antiguidade.
- Escreveu sobre diversos assuntos, como Ética, Política, Ciência, Metafísica e Lógica.
Vida – A Academia
Aristóteles nasceu na península de Calcídica da Macedônia, no norte da Grécia. Seu pai, Nicômaco, era o médico de Amintas III (reinou c. 393 – c. 370 AEC), rei da Macedônia e avô de Alexandre, o Grande (reinou de 336-323 aC). Após a morte de seu pai em 367, Aristóteles migrou para Atenas, onde ingressou na Academia de Platão (c. 428-c. 348 aC). Ele permaneceu lá por 20 anos como aluno e colega de Platão.
Muitos dos diálogos posteriores de Platão datam dessas décadas e podem refletir as contribuições de Aristóteles para o debate filosófico na Academia. Alguns dos escritos de Aristóteles também pertencem a esse período, embora a maioria sobreviva apenas em fragmentos. Como seu mestre, Aristóteles escreveu inicialmente em forma de diálogo, e suas primeiras idéias mostram uma forte influência platônica. Seu diálogo Eudemo, por exemplo, reflete a visão platônica da alma como aprisionada no corpo e como capaz de uma vida mais feliz somente quando o corpo foi deixado para trás. De acordo com Aristóteles, os mortos são mais abençoados e felizes do que os vivos, e morrer é voltar ao lar de verdade.
GUARDIÕES DA HISTÓRIA
Guardians of History: The Olympia Obstáculos é uma aventura de áudio imersiva que leva você a missões secretas no passado. Um simples comando de voz o levará de volta ao mundo mágico da Grécia Antiga!
Outro trabalho juvenil, o Protrepticus (“Exortação”), foi reconstruído por estudiosos modernos a partir de citações em várias obras da antiguidade tardia. Todos devem fazer filosofia, afirma Aristóteles, porque mesmo argumentar contra a prática da filosofia é em si uma forma de filosofar. A melhor forma de filosofia é a contemplação do universo da natureza; é para esse propósito que Deus criou seres humanos e deu a eles um intelecto divino. Tudo o mais – força, beleza, poder e honra – é inútil.
É possível que duas das obras sobreviventes de Aristóteles sobre lógica e disputa, os Tópicos e as refutações sofistas, pertençam a esse período inicial. O primeiro demonstra como construir argumentos para uma posição que já se decidiu adotar; o segundo mostra como detectar fraquezas nos argumentos dos outros. Embora nenhum trabalho represente um tratado sistemático sobre lógica formal, Aristóteles pode justamente dizer, no final das refutações sofistas, que inventou a disciplina da lógica – nada existia quando começou.
Durante a residência de Aristóteles na Academia, o rei Filipe II da Macedônia (reinou entre 359 e 366 aC) travou guerra contra várias cidades-estado gregas. Os atenienses defenderam sua independência apenas meio-coração e depois de uma série de concessões humilhantes, permitiram que Philip se tornasse, por 338, mestre do mundo grego. Não pode ter sido um momento fácil para ser um residente macedônio em Atenas.
O escopo da pesquisa científica de Aristóteles é surpreendente. Muito do que está preocupado com a classificação dos animais em gênero e espécie; mais de 500 espécies figuram em seus tratados, muitos deles descritos em detalhes. Os inúmeros itens de informação sobre a anatomia, dieta, habitat, modos de cópula e sistemas reprodutivos de mamíferos, répteis, peixes e insetos são uma mescla de investigação minuciosa e vestígios de superstição. Em alguns casos, suas histórias improváveis sobre espécies raras de peixes foram comprovadas com precisão muitos séculos depois. Em outros lugares, ele afirma clara e justamente um problema biológico que levou milênios para resolver, como a natureza do desenvolvimento embrionário.
Apesar de uma mistura do fabuloso, as obras biológicas de Aristóteles devem ser consideradas como uma conquista estupenda. Suas investigações foram conduzidas em um genuíno espírito científico, e ele estava sempre pronto a confessar ignorância onde a evidência era insuficiente. Sempre que há um conflito entre a teoria e a observação, é preciso confiar na observação, ele insistiu, e as teorias são confiáveis apenas se seus resultados estiverem em conformidade com os fenômenos observados.
Em 343 ou 342, Aristóteles foi convocado por Filipe II para a capital da Macedônia, em Pella, para atuar como tutor do filho de 13 anos de Felipe, o futuro Alexandre, o Grande. Pouco se sabe sobre o conteúdo da instrução de Aristóteles; embora a Retórica de Alexandre tenha sido incluída no corpus aristotélico durante séculos, agora é comumente considerada uma falsificação. 326 Alexandre se tornara senhor de um império que se estendia do Danúbio até o Indo e incluía a Líbia e o Egito. Fontes antigas relatam que durante suas campanhas, Alexandre providenciou que espécimes biológicos fossem enviados ao seu tutor de todas as partes da Grécia e Ásia Menor.
Outros artigos:
As Quatro Causas
Segundo Aristóteles, há quatro causas implicadas na existência de algo:
- Causa formal — é a forma da coisa (um objeto define sua essência pela sua forma).
- Causa material — é a matéria de que uma coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto).
- Causa eficiente — é a origem da coisa (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto).
- Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).
Principais obras de Aristóteles
Veja alguns dos principais escritos de Aristóteles separados por seus assuntos gerais:
- Ética a Nicômano (compilação de aulas de Aristóteles)
- Política
- Organon
- Retórica das Paixões
- A poética clássica
- Metafísica
- De anima (Da alma)
- O homem de gênio e a melancolia
- Magna Moralia (Grande Moral)
- Ética a Eudemo
- Física
- Sobre o Céu
Frases de Aristóteles
“O belo é o esplendor da ordem.”
“O homem é, por natureza, um animal político.”
“O homem é um animal de linguagem.”
“Nada do que existe em potência torna-se ato senão por algo que já existe em ato.”
Curiosidades sobre Aristóteles
- O pensamento de Aristóteles influenciou os seguintes filósofos e pensadores da Antiguidade: Aristóxenes, Eudemo de Rodes, Heféstion, Nicômaco (filho de Aristóteles) e Teofrasto.
- Aristóteles defendeu a existência da escravidão.
- Para dizer que o homem é um ser coletivo, Aristóteles o chamava de “animal político”.