Ícone do site Educação e Transformação

Antônimo

Antônimo

Antônimo

Enquanto o sinônimo é uma palavra diferente com o mesmo significado de outra, o antônimo possui significado totalmente contrário a uma outra palavra.

Para cada palavra, há um antônimo. Para identificar um, é apenas necessário conhecer a palavra que exprima a ideia oposta a ela ou conhecer os prefixos que representem a oposição.

O oposto de uma palavra pode ser expressada pelos prefixos: des, anti, in, entre outros.

Para entender melhor, vamos aos exemplos.

Exemplos de antônimo

Os exemplos mais simples são esses:

Entre outros exemplos, temos também alguns que podem ter os antônimos compostos por prefixos como:

Recomendamos também: Embaixo ou em baixo.

Como antônimos podem formar antíteses e paradoxos

De posse dessas listas com palavras opostas, podemos formar vários exemplos de frases compostas por duas figuras de linguagem que já mostramos por aqui: paradoxos e antíteses.

Para relembrar, a antítese aproxima palavras com ideias opostas, enquanto o paradoxo consiste em uma ideia aparentemente contraditória, mas que faz sentido.

Antíteses:

Em todas essas frases, há a figura de linguagem antítese que expressa ideias a partir de antônimos. Esse contraste é o que dá sentido ao texto.

Paradoxo:

Os exemplos acima são paradoxais pelo fato de expressarem uma ideia, inicialmente, contraditória, mas que faz todo sentido.

No primeiro exemplo, a Justiça deve servir para fazer jus ao seu nome. Assim, não há nada mais contraditório do que uma justiça injusta, pois, como se pode interpretar na frase, a pessoa faz parte da população brasileira revoltada com a impunidade de corruptos absolvidos pelo sistema judiciário do país. Bem como o segundo exemplo, no qual um representante de uma entidade que visa cuidar da ética tem comportamentos contrários aos que deveria defender.

Gostou do assunto? Então, continue navegando pelo nosso blog e aprenda mais sobre a língua portuguesa.

Sair da versão mobile