Ícone do site Educação e Transformação

Anáfora

Anáfora

Anáfora

Se o pleonasmo é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase, a anáfora é simplesmente a repetição da mesma palavra e da mesma ideia no início de cada frase.

Essa figura de linguagem pode ocorrer como licença poética em obras literárias e músicas, ou por descuido. Classificada como figura de construção, ela interfere na estrutura do texto por meio da expressividade contida nessa repetição.

Recomendamos também:

Anáfora: conheça esta figura de linguagem

Vamos aos exemplos?

Exemplos de anáfora ou anáforas

Abaixo, um exemplo do que pode ocorrer uma anáfora por puro descuido do interlocutor. O trecho abaixo é de um suposto término de relacionamento com tom de desabafo, no qual a raiva não permitiu a edição do texto. Isso ocasionou a repetição das mesmas palavras a cada início de frase:

O termo “é porque” com significado de causa foi bem expressivo quanto aos motivos do fim do relacionamento. Embora tivesse sido um descuido, cumpriu bem as funções das figuras de construção, ao alterar a estrutura do texto para destacar a intensidade.

Agora, vamos a exemplos em produções culturais, como nesta música de Marisa Monte, “Segue o seco”:

Aqui, é utilizada a anáfora para dar mais beleza à canção que fala sobre o sofrimento da seca.

Um outro exemplo está na música “Índios”, do grupo Legião Urbana. A repetição das palavras no início de estrofe expressa a intensidade do lamento por não ter a oportunidade de fazer o que gostaria:

Para conhecer outras figuras de linguagem, continue navegando em nosso blog.

Sair da versão mobile