Palavrinha estranha, não? Além de Estranha é pouco conhecida entra as pessoas, podemos dizer pela grande maioria, segundo o Dicionário, Amebíase é uma doença causada por amebas, amebas? Isso mesmo é uma doença infecciosa, acarretada por um parasita, esse parasita surge a partir de alimentos que são lavados em águas não tão bem tratadas, ou seja, lugares que ainda não tem saneamento básico garantido (uma verdadeira calamidade publica) com esse saneamento deficitário, o indivíduo ingere essa água e alimentos, gerando o parasita que ataca diretamente o intestino, tornando-se um verdadeiro vilão a saúde, esse parasita também é conhecido por um nome bastante monstruoso, literalmente, chamado de Entamoeba Histolyica.
Além dessas causas, o parasita pode surgir em matérias fecais, que são resíduos eliminados pelas fezes, e a pessoa também pode ser infectada por objetos colocados na boca que tiveram algum contato com fezes da pessoa infectada.
Esse parasita existe de duas formas:
- Parasita livre, Ameba livre ou trofozoíta ou
- Cisto infeccioso
Sintomas da Amebíase
A cada 10 indivíduos, 1 é infectado, os sintomas não costumam aparecer rapidamente, ou até mesmo não apresentam sintomas, quando surgem é no tempo de sete a dez dias depois da contaminação do parasita no intestino. Os sintomas podem ser cólicas abdominais, Fadiga, perda de peso involuntária, Evacuação de Fezes pastosas com muco, e em alguns casos, com sangue. Os sintomas mais graves:
- Febre
- Vomito
- Abdômen Sensível
- Evacuação de 10 a 20 vezes por dia
Recomendamos também: Ossos do Corpo humano.
Causas de riscos da Amebíase
Contribuintes que podem ser fatores de riscos para a infecção da parasita:
- Alcoolismo
- Câncer
- Gravidez
- Manter relações Sexuais desprotegidas
- Ir viajar para regiões com poucas condições de saneamento básico/Higiene
- Desnutrição
- HIV
Raramente essa doença afeta outros órgãos, como fígado, pulmão e cérebro.
Diagnóstico da doença
O Diagnostico é feito por exame chamado Parasitológico de Fezes (EPF), geralmente é preciso colher 3 amostras em dias diferentes para o diagnostico, pois os trofozoítos e os cistos não são eliminados de forma permanente pelas fezes.
Tratamento da Amebíase
Agora que já sabemos o que é Amebíase, é super importante procurar um médico especialista ( Infectologista, clinica médica, proctologia,Gastroenterologia ) e fazer todos os procedimentos necessários.
O tratamento para casos não tão graves, geralmente consiste por medicamento metronizadol, por um tempo de 10 dias, via oral. A Dieta e ingestão de líquidos também é um processo muito importante.
Formas de prevenção da Amebíase
- Evitar Alimentos mal cozinhados ou cozinhados em locais de má higiene
- Lavar as mãos quando for manusear alguma comida
- Frutas devem ser bem lavadas, descascadas, antes de serem consumidas
- Se não tiver água filtrada, é de extrema importância ferve-la antes de ingeri-la
É de extrema importância saber sobre a doença e se cuidar principalmente, sendo um alerta para o saneamento publico brasileiro, e principalmente alerta para as escolas que estão presentes nessas regiões de risco, é preciso alertar e informar sobre, só assim essa doença pode ser combatidas em vários lugares, principalmente locais com más condições de higiene.
Veja também: Barata Verde
Amebíase, O que é?
Doença causada pelo protozoário Entamoeba Histolytica Amebíase: Patogênese, epidemiologia, diagnóstico, sintomas, tratamento, prevenção.