Ícone do site Educação e Transformação

Acima ou a cima

Acima ou a cima

Acima ou a cima

Acima ou a cima? quando utilizar cada um e qual a diferença?

Você está acima ou a cima? Sabe diferenciar o que cada uma das expressões quer dizer? Com a mesma fonética, mas escritas diferentes, elas confundem a maior parte das pessoas na hora de escrever.

Nenhuma das duas expressões está incorreta, de qualquer forma é preciso saber diferenciá-las!

Recomendamos também:

Saiba qual palavra usar: Acima ou a cima

Mesmo com a semelhança, “acima ou a cima” tem usos diferentes na língua portuguesa. Preste atenção a seguir para não errar na hora de escrever!

Acima

Essa forma de escrita caracteriza um advérbio de lugar. A palavra “acima” é formada pela união entre “a” e “cima”. É utilizada quando se deseja exprimir uma ideia de algo que está em uma condição ou posição superior, mais importante.

Confira alguns exemplos do seu uso:

Além disso, “acima” também pode adquirir a função de interjeição para estimular alguém:

Na dúvida, você também pode trocar “acima” pelo seu oposto “abaixo”. Veja exemplos:

A cima

Quando escrita de forma separada, “a cima” representa um sinônimo de “para cima”, ou o oposto de “para baixo”. É preciso atentar para o fato de que não há crase nesse caso! Assim, dizer que algo está “a cima” significa que ele está no topo, lá no alto.

A expressão é resultado da união entre uma preposição (a) e um substantivo (acima). Observe os exemplos do seu uso abaixo:

Confira também:


Acima ou a cima – Qual a diferença?

Ainda com dúvidas? O canal do YouTube “DICIO” preparou um vídeo curto que pode te ajudar de uma vez por todas a diferença e o uso do (Acima ou a cima) nas frases, confira:

Sair da versão mobile