Ícone do site Educação e Transformação

A fim ou afim

A fim ou afim

A fim ou afim

A fim ou afim? Algumas expressões da língua portuguesa confundem quanto ao modo de se escrever junto ou separado. Muitas vezes nenhum dos dois modos está incorreto, mas poucas pessoas tem esse conhecimento linguístico.

Em “afim” ou “a fim” nenhuma das duas está incorreta. Porém, é importante observar que cada uma tem um uso e significado próprio. Fique atento e aprenda a não cair mais no erro na hora de escrever!

Saiba mais:

A fim ou afim: quando utilizar cada um?

Afim

Indicando, sobretudo, afinidade, o termo pode ser adotar dois comportamento na gramática. É utilizado tanto como um substantivo quanto como um adjetivo. Tudo irá depender do modo como será empregado na frase. Pode indicar ainda grau de parentesco, amizades íntimas e semelhança. É muito comum também o seu uso no plural. Entenda melhor nas frases a seguir:

A fim

Quando utilizado separado, “a fim”, na verdade, forma a locução “a fim de”. Usualmente, indica finalidade. Tem como sinônimos vários outros termos, como “a finalidade de” e “o intuito de”. Tem como sinônimos vários outros termos, como “a finalidade de” e “o intuito de”. Confira alguns exemplos de acordo com os diferentes usos possíveis:

Em alguns casos ainda é possível encontrar a preposição “de” subentendida. A utilização não está incorreta. Veja os exemplos:

A fim ou afim: Interesse em alguém

 Nas gírias mais modernas os jovens costumam dizer que estão “a fim” de alguém. A expressão serve para demonstrar interesse ou até se declarar para alguém. Entenda no exemplo a seguir:

A fim ou afim – Vídeo

Ainda com dúvidas? A fim ou afim? qual devo usar?

Veja também:

Sair da versão mobile